ENSINO INFANTIL ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO MÉDIO

O COMEÇO DE UMA NOVA HISTÓRIA

O Colégio Digital nasce do sonho de três educadores que com uma vasta experiência e profundo conhecimento do setor , sempre desejaram oferecer uma proposta diferenciada e inovadora ao Distrito Federal; especialmente na região ainda nova do Jardins Mangueiral. De início mergulhou-se em uma intensa investigação sobre o mercado, um olhar sobre as escolas do Distrito Federal e sobre algumas escolas que se destacam nas capitais das regiões nordeste, sul e sudeste, fosse por indicadores de resultados nos exames nacionais, fosse pela formação integral e humanizada de seus públicos.

Paralelo a essa investigação, iniciou-se um estudo sobre os materiais e recursos didático-pedagógicos, espaços e ambientes educacionais, novas metodologias, novas tecnologias, bem como estudos e descobertas que têm lançado luz às necessidades educacionais contemporâneas. Sem dúvida, a história de vida de cada um pesou nesse momento de investigação e estudos.

Levando-se em consideração suas experiências pretéritas, estudos e reflexões realizadas durante as visitas e inúmeras reuniões entre os sócios, atingiu-se a maturidade para se apresentar o atual projeto, o qual propõe-se a oferecer um processo de  formação e desenvolvimento humano global. Isso implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento. Implica romper com as visões reducionistas que privilegiam a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetivo-emocional. Significa, ainda, assumir uma visão plural na construção coletiva, singular ao olhar as particularidades do indivíduo e integral na formação da criança, do adolescente e do jovem, considerando-os como sujeitos protagonistas de seu processo de aprendizagem.

SÓCIOS CREDENCIADOS POR HISTÓRIAS DE VIDA DEDICADAS INTEIRAMENTE À EDUCAÇÃO

Professora Catarina
CATARINA FONTOURA COSTA

Não se pode falar da história dos últimos 20 anos do Grupo Projeção sem  mencionar o nome de Catarina Fontoura Costa. O  crescimento e consolidação experimentados por um dos mais tradicionais  grupos educacionais do Distrito Federal na última década e meia devem muito à obstinação desta “Dama de Ferro”. Gaúcha de São Sepé, pequena cidade do centro ocidental do Rio Grande do Sul localizada na região de Santa Maria, a professora Catarina Costa teve o primeiro contato com o Projeção  ainda nos anos 90. Naquela época, Costa atuava como consultora educacional e foi contratada pelo Projeção para estabelecer diagnósticos  de gestão para a instituição.  A ponte aérea Porto  Alegre-Brasília teve vida curta. O trabalho da então consultora impressionou tanto o presidente do Grupo, o empresário e também professor Oswaldo Saenger, que o contrato de Costa avançou para uma exclusividade que iria transformar duas vidas: a da própria Catarina e a do Projeção. A  gestora educacional transferiu-se para Brasília, onde fixou moradia e tornou-se rapidamente, a principal liderança executiva do Grupo. Hoje, mais de uma década depois e  sempre contando com amplo apoio da Presidência, Catarina exibe um “cartel” invejável. Sob sua gestão, o Grupo, que reúne colégios e faculdades que somam 14 mil alunos e mil funcionários, ostenta números superlativos. Conhecida pelo perfil austero e pela dedicação espartana ao trabalho, Catarina inicia agora um novo projeto pessoal, como sócia-proprietária e diretora executiva do Colégio Digital.

Professor José Sergio
JOSÉ SÉRGIO DE JESUS

A história do professor José Sérgio de Jesus, 50, bem que poderia ser contada pelo conhecido modelo descritivo de superação de dificuldades. Ocorre, porém, que a biografia de quem é hoje um dos mais respeitados executivos da Educação no Distrito Federal oferece bem mais que isso. Natural de Patrocínio Paulista, no interior de São Paulo, José Sérgio, ainda envolto pelas dúvidas, conflitos e incertezas de sua adolescência; tinha 16 anos quando chegou em 1985 à Capital da República, onde transformou sua vida e a de milhares de estudantes. Foi frequentando as boas escolas públicas fincadas no solo desafiado por Juscelino, que José  Sérgio abraçou a oportunidade de se transformar e de transformar os outros pela educação. Foi a meritocracia – e tão somente ela – que alavancou a história do menino de infância humilde que se tornou um “colecionador” de títulos acadêmicos. Graduado em Ciências, Matemática, Direito, Administração, Filosofia e Pedagogia e ainda Mestre em Educação, ao olhar para trás, o sempre professor José Sérgio de Jesus carrega a convicção de que a construção de sua cidadania brasiliense (ele recebeu o título da Câmara Distrital em 2018) passou pelo banco das escolas que o transformaram em um transformador. Há 30 anos letivos atua na Educação Básica e na Educação Superior do Distrito Federal, tendo formando ao longo deste período várias gerações de estudantes que se desenvolveram econômica e culturalmente.  Diretor de Educação do Grupo Projeção e Reitor do Centro Universitário Projeção, José Sérgio chega agora um novo momento de uma vida inteira dedicada à educação como sócio-proprietário e diretor de educação do Colégio Digital.